Cantora Cesária Évora morre aos 70 anos em Cabo Verde
A cantora cabo-verdiana Cesária Évora morreu neste sábado, no Hospital Baptista de Sousa, na ilha de São Vicente, Cabo Verde. As informações são do jornal português "Público".
A chamada "diva dos pés descalços" era uma das cantoras de maior reconhecimento internacional de seu país. De acordo com a emissora portuguesa RTP, ela estava internada devido a uma "insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada".
Em setembro deste ano, Cesária havia encerrado a carreira por conta dos problemas de saúde. Dois dias depois a cantora chegou a ser internada em Paris por conta de um acidente vascular cerebral.
Nascida em Mindelo, em 27 de agosto de 1941, Cesária cresceu numa família de músicos com um pai que tocava cavaquinho, violão e violino e um irmão saxofonista, com quem chegou a tocar no início da carreira.
Após a independência de Cabo Verde, 1975, a cantora passou cerca de dez anos fora dos palcos e lutando contra o alcoolismo. Já na década de 80, mudou-se para Portugal onde retomou a carreira.
Seu álbum mais aclamado foi "Miss Perfumado", de 1992, quando Évora já havia se mudado para Paris, na França. Ela ainda ganhou um Grammy em 2004 pelo melhor álbum de world music contemporânea.
Em 2009, o Presidente francês Nicolas Sarkozy entregou-lhe a medalha da Legião de Honra, por conta de sua obra.
Sem comentários:
Enviar um comentário