quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bom São João 2011...Porto

Sardinhas com pimento, martelinhos, fogo-de-artifício, fogueiras, balões, manjericos e música fazem do Porto a cidade privilegiada para os festejos do São João. As sugestões para viver da melhor forma esta festa popular são muitas e atingem todas as idades e gostos.
Antes de mais, qualquer roteiro passa, pelas cascatas, pelas montras, pelos concursos de quadras populares. Qualquer São João tradicional passa, também, pela venda dos manjericos e do "alho-porro", pelo acender das fogueiras, pelos balões que são lançados para o ar, pelas marteladas que se dão e recebem durante o dia e, principalmente, durante a noite.
Mas o ponto alto dos festejos é mesmo a noite de 23 para 24 de Junho. Nessa altura, a cidade veste-se a rigor e as pessoas enchem as ruas, contagiando com alegria e boa disposição. Um pouco por todo o lado comem-se sardinhadas com broa, caldo verde, febras e vinho.
Ainda o tradicional baile das Fontaínhas promete animar a noite de São João. Às 00h00 do dia 23 de Junho, as margens do Douro enchem-se de milhares de pessoas para assistir ao fogo-de-artifício, lançado a partir do rio. A noite de S. João termina numa das praias da Foz do Douro, com os mais resistentes a rumarem em direcção ao mar até ao nascer do dia, com algumas paragens festivaleiras pelo caminho.
Que saudades, tenho desses tempos, principalmente na altura da Escola Secundária. Amanhã, terei de levantar-me cedo...quem sabe, para o ano possa festejar o São João da minha cidade invicta.
Desejo a todos um bom São João 2011!
Cumprimentos,
Sérgio



Sem comentários:

Enviar um comentário